Sejam bem-vindos ao blog ANE!

O que você tem de mais valioso na sua vida? Sua casa? Seu carro? Seu barco? Um relógio Rolex? Pense, todas essas coisas são valiosas sim, mas elas não se comparam aos nossos filhos. Eles são a melhor coisa que temos na nossa vida, nos dando um novo proposito para nossa existência e tantos momentos de alegria e felicidade.

Todos nós concordamos, não existe nada mais importante em nossas vidas que os nossos filhos!

Mesmo assim, nós tomamos tantas medidas para proteger as outras coisas, como o nosso carro, o barco, a casa, o relógio caro, e estamos perdendo detalhes muito importantes de como nossos filhos estão sendo tratados durante nosso dia de trabalho, na escola infantil. Claro que existem ótimas escolas, com as melhores intenções e ótimas pessoas cuidando dos nossos amados filhos. Porém não existe um padrão, um controle e infelizmente a maioria das escolas, na maioria do tempo e sem saber, possuem grandes problemas de qualidade, segurança e do bem estar das nossas crianças. A maioria das pessoas não sabe destas situações, a maioria acha que as escolas infantis são realmente lugares seguros.

Três anos atrás, fizemos essa descoberta assustadora quando estávamos procurando uma escola infantil para os nossos filhos. Baseado em nossas profissões, um médico dentro do mundo hospitalar, e um gerente dentro do mundo corporativo, que estavam acostumados com uma certa qualidade, padronização, e o mais importante, pelo menos um nível mínimo de segurança e qualidade.

A verdade bizarra é que as escolas infantis no Brasil têm o mesmo conjunto de controles e requerimentos obrigatórios do que uma lanchonete. Você deixaria seu filho em uma lanchonete durante os dias de trabalho?

A partir do dia, que fizemos essa descoberta assustadora, decidimos não descansar até conseguirmos alterar essa situação lamentável. Simplesmente não conseguimos aceitar que as escolas, o ambiente principal no qual nossos filhos passam a semana, os primeiros 5-6 anos de vida deles, em um ambiente de risco e sem nenhum controle de qualidade. Mais importante ainda, não havia ninguém ajudando as escolas, a se tornarem um ambiente mais seguro, ensina-los a como melhorar. O sonho do ANE nasceu e desde esse dia, iniciamos nossa pesquisa, coletando as melhores práticas internacionais para criar o primeiro e único sistema de qualidade para escolas infantis no Brasil.

O único que encontramos foram algumas normas Brasileiras, ABNT, mas precisávamos aumentar nossa pesquisa para fora do Brasil. Consequentemente a maior parte do ANE é baseado em melhores práticas, padrões de segurança e demais práticas de outros países. Como por exemplo nos EUA, onde nosso parceiro www.naeyc.org tem feito acreditação das escolas infantis há 31 anos. Também na Suécia, onde um outro parceiro, www.skolverket.se está fiscalizando as escolas infantis. Também conseguimos fechar algumas parcerias aqui no Brasil, com a Cruz vermelha e a ONG Criança Segura, ambos trazendo mais conteúdo para o ANE. Afinal, também nos inspiramos no mundo hospitalar e na gestão das empresas baseadas na nossa experiência profissional.

A primeira versão do ANE nasceu em fevereiro de 2015 e após realizar alguns pilotos, o ANE foi lançado. Desde então até agora, mais ou menos 8 meses, já chegamos em 28 escolas, em vários lugares do Brasil. Estamos extremamente felizes e orgulhosos da nossa evolução. Porém, estamos só começando.

Acreditamos que todas as escolas deveriam ser escolas ANE, todas as crianças têm o direito de passar os primeiros anos de vida, moldadas, dentro de um ambiente escolar seguro, pró ativo e de alta qualidade. Acreditamos firmemente, ANE é o futuro para o ensino infantil no Brasil. Pode ter certeza, faremos o que for necessário para atingir esse objetivo e realizar nossa visão. Há 31 anos atrás, nosso parceiro nos EUA, NAEYC, começou a fazer exatamente o que nós estamos fazendo agora. Hoje eles possuem mais de 7000 escolas infantis certificadas e escolas infantis nos EUA simplesmente não tem a opção de não ter um selo de qualidade. Este é o nosso objetivo, essa situação chegará aqui no Brasil também. No entanto, precisamos da sua ajuda para que as pessoas se conscientizem.

Gostaríamos de publicar o primeiro post neste blog ANE, contando para vocês um pouco mais do nosso “porquê”, por que nós estamos fazendo este trabalho, para que vocês conheçam a história da ANE. Porém, acima de tudo, o blog ANE trará informações, introspecções, dicas e muito mais sobre saúde, educação, segurança e bem-estar da primeira infância, em várias formas, de especialistas extremamente qualificados nestas áreas. Pessoal, fique de olho, nós iniciaremos já na semana que vem e depois publicaremos ao menos um post semanal. Esperamos que todos vocês gostem do blog ANE, e por favor mandem suas sugestões de assuntos para o blog.

Sejam bem vindos ao blog ANE, prometemos sempre os melhores e mais interessantes temas aqui para vocês!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s