Competências Socioemocionais – afinal, o que são? PARTE 1

Leticia Guimarães Lyle, Diretora Pedagógica

Iniciamos hoje uma série de textos para pais e professores escritos pela um equipe de educadores e pesquisadores especializados em desenvolvimento e educação socioemocional de crianças.

Muito se tem falado atualmente sobre as Competências Socioemocionais. Sabe-se que, aliadas às competências cognitivas, formam as ferramentas – ou habilidades – que o indivíduo utiliza para interagir com o mundo.

Uma competência pode ser definida como conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação, ação e adaptação que permite a uma pessoa acessar os mais variados recursos mentais de forma crítica e inovadora no momento e do modo necessário para executar uma tarefa. Estudos sobre a importância das competências socioemocionais feitos nas últimas décadas e em pesquisas recentes apontam que o desenvolvimento das habilidades sociais nos alunos potencializa e amplia seus resultados acadêmicos (Durlak, 2011), além do seu relacionamento na escola e em casa.

Estas competências podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas. Para isso, é necessário que um conjunto de habilidades, comportamentos e atitudes seja desenvolvido. Desta forma, por exemplo, uma habilidade, como focar a atenção, pode contribuir para o desenvolvimento das competências de Autoconhecimento, Autorregulação, Sociabilidade, Competências de Relacionamento e Tomada de Decisões com Responsabilidade, descritas de acordo com o CASEL – Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning, grupo que reúne pesquisas e iniciativas no assunto.

Sugestão de atividade:

Praticando habilidades de expressão – Ensinar a criança a observar e descrever situações ajuda na nomeação de emoções e sentimentos.

Usando dois bichinhos de pelúcia da criança, dramatizar uma cena em que um deles está muito triste com algo que aconteceu na escola. Descrever a cena junto com a criança, e demonstrar a escuta atenta ao que cada um dos bichinhos está expressando.

 

Leticia Guimarães Lyle é a Diretora Pedagógica do AfterSchool Educação, mestra em Desenvolvimento de Currículo e Educação Inclusiva com especialidade em Competências Socioemocionais pelo Teachers College da Columbia University. É sócia fundadora do Mindset Education, grupo que trabalha com projetos educacionais, atualização de currículo e formação de professores. Responsável pela adaptação do Programa Compasso Socioemocional e coordenadora de curso de Pós Graduação do Instituto Singularidades.

Leticia Lyle

Fontes

Porvir: http://www.porvir.org/especiais/socioemocionais/     (2016-04-20)

CASEL: http://www.casel.org/social-and-emotional-learning/core-competencies/     (2016-04-20)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s