Funcões Executivas: sim, é possível praticá-las!

Maria Adrielle Vicente

A Neurociência e as Funções Executivas

A Neurociência é um campo vasto e complexo do estudo do cérebro que está intrinsicamente ligado a outras áreas que também buscam conhecer o funcionamento do nosso corpo. O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, portanto, compreender seu funcionamento e as estratégias que favorecem seu desenvolvimento torna-se interesse dos educadores – professores, gestores, pais e outros. Um bom exemplo da contribuição da neurociência está no entendimento sobre as funções executivas.

Funções executivas são habilidades cognitivas necessárias para controlar e regular nossos pensamentos, emoções e ações. Quando praticadas intencionalmente, por meio de exercícios e jogos, possibilitam a criação de uma trajetória para o êxito.

Quatro categorias compõem esse conjunto de habilidades – o controle inibitório, definido como a inibição da resposta impulsiva ou automatizada; a atenção, definida como a capacidade de manter ou mudar o foco em uma determinada tarefa; a memória de trabalho, definida como o armazenamento e a atualização das informações e a flexibilidade cognitiva, definida como a agilidade em alternar as perspectivas ou o foco de atenção para ajustar-se a novas exigências ou prioridades.

O bom funcionamento executivo reflete diretamente no desempenho escolar e no bem-estar social.

Sugestão de atividade: Praticando habilidades para a atenção e memória

Ande e Pare

Antes de iniciar a brincadeira explicar as regras: enquanto houver música tocando as crianças circularão livremente pelo espaço da quadra, sem conversar ou esbarrar nos colegas. Assim que a música parar, os alunos deverão parar imediatamente e permanecer em silêncio. Desafios podem ser apresentados quando o professor aumentar progressivamente o tempo de espera do grupo ou diminuir progressivamente o volume da música.

A autora, Maria Adrielle Vicente, é graduada em Ciências Biológicas pela UNESP, Mestra e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Pós-Doutoramento concluído no laboratório de Neuropsicofarmacologia, UNESP. Atua no setor de pesquisa e elaboração de projetos educacionais voltados para a aprendizagem socioemocional, autoconhecimento e neurociência. Integra a equipe  Mindset Education. http://afterschool.net.br/    http://mindseteducation.com.br/

MariaAdrielleVicente

Fontes:

http://www.enciclopedia-crianca.com/sites/default/files/dossiers-complets/pt-pt/funcoes-executivas.pdf

https://www.york.ac.uk/res/wml/St-Clair-Thompson,%20gathercole.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s